A ETERNIDADE É MUITO TEMPO PARA ESTAR ERRADO!
Com isto em mente, leia atentamente o que a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, diz sobre o seu destino eterno.
1. Ele não pode mentir. A Bíblia diz: “Na esperança da vida eterna, que Deus, que não pode mentir, prometeu antes do mundo começar”; (Tito 1:2).
2. Ele não pode mudar. A Palavra de Deus também afirma: “Porque eu, o Senhor, não mudo; portanto vós, filhos de Jacó, não sois consumidos” (Malaquias 3:6).
3. Ele não pode permitir que ninguém entre no Céu, a menos que tenha nascido de novo. As Escrituras afirmam esta verdade: “...Em verdade, em verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” (João 3:3).
“Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir na justiça” (2 Timóteo 3:16). No primeiro aniversário dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, Tom Lavis, de Johnstown, PA, escreveu este artigo no Tribune-Democrat:
“Se o mundo procura um sinal de esperança na turbulência que eclodiu em 11 de Setembro de 2001, pode tê-lo encontrado. As equipes de emergência que responderam à queda do voo 93 perto de Shanksville fizeram uma descoberta incrível que os chocou e inspirou. Descansando não muito longe da cratera fumegante de 7,5 metros de profundidade onde 40 vítimas inocentes morreram, os bombeiros encontraram uma Bíblia que estava quase chamuscada.” fomos eternamente perdoados e temos um lugar reservado para nós no Céu. Ele nos dá esta confiança em Sua Palavra:
“Se recebermos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior: porque este é o testemunho de Deus que ele testificou de seu Filho. Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo o testemunho: quem não crê em Deus o fez mentiroso; porque ele não acredita no registro que Deus deu de seu Filho. E este é o registro: que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; e quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós que credes no nome do Filho de Deus; para que saibais que tendes a vida eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus”. (1 João 5:9-13) (sublinhado acrescentado)
Este artigo notável revela que Deus preservou Sua Palavra neste mundo contemporâneo para que possamos conhecer Sua mente. “Pois quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo” (1 Coríntios 2:16). Os críticos tentaram desacreditar a Bíblia, o diabo questionou-a, os que odeiam a Deus tentaram queimá-la, os educadores ridicularizaram-na e o nosso governo federal tentou removê-la de todas as suas instituições. Contudo, o Verdadeiro Deus do Céu preservou Sua Palavra para sempre! Pode ser que Deus apenas quisesse mostrar ao mundo que mesmo um fogo literal que consumisse tudo em poucos minutos não poderia queimar o que Ele estabeleceu como verdade! “Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procede o conhecimento e o entendimento” (Provérbios 2:6).
A BÍBLIA É A MENTE DE DEUS PELA BOCA DE JESUS
A Palavra de Deus entregou o plano da redenção a toda a humanidade, “...e porque isto te farei, prepara-te para encontrar o teu Deus...” (Amós 4:12). O Cristianismo Bíblico é um relacionamento pessoal com o Deus do Céu, através de Jesus Cristo (Deus Filho), e confirmado nos corações dos cristãos por Deus Espírito Santo. “Nós somos de Deus: quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro” (1 João 4:6).
Somente os cristãos que crêem na Bíblia têm a garantia da segurança eterna; todas as outras religiões exigem boas obras para seu deus e nunca as revelam. Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Um seguidor de uma religião orientada para as obras disse certa vez que voa com duas asas, uma é a asa da esperança e a outra é o medo! “Porque Deus não nos deu o espírito de medo; mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1:7). Visto que Deus não dá o espírito de medo, então ele deve vir de Satanás – o cérebro por trás de todas as religiões orientadas para as obras. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós: é dom de Deus; não vem de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8, 9). A paz (descanso) que Jesus oferece vem com a confiança em Sua obra na cruz como sua passagem para o Céu pela eternidade; nada mais, nada menos.
Por favor, não pare de ler agora! Sem Jesus Cristo em sua vida, você terá que pagar pelo seu próprio pecado; “Pois o salário do pecado é a morte; mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor” (Romanos 6:23).
“Mas vemos Jesus, que foi feito um pouco menor que os anjos pelo sofrimento da morte, coroado de glória e honra; que ele, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem”. (Hebreus 2:9)
“A Bíblia é o único livro didático em que o Autor está presente sempre que é estudado!”
Conforme profetizado em Isaías 7:14, Jesus veio ao mundo na forma de homem através do nascimento virginal; “Portanto o próprio Senhor vos dará um sinal; Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” Além disso, as Escrituras esclarecem o status eterno de Jesus; “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente” (Hebreus 13:8).
Muitas passagens da Bíblia ensinam a doutrina de que Jesus Cristo é Deus encarnado. Aqui está outro exemplo desta verdade; “Mas ao Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre...” (Hebreus 1:8). Observe nesta passagem que Deus se refere ao Filho como Deus. Jesus é a imagem original de um ser humano muito antes da criação de Adão.
A Bíblia nos diz que Jesus Cristo é o único caminho para o Céu;
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6) (sublinhado acrescentado). Devido às consequências eternas, é crucial entender por que Jesus tem autoridade para fazer esta afirmação:
“Dando graças ao Pai, que nos tornou participantes da herança dos santos na luz: que nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o reino de seu querido Filho: em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados: o qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criatura: porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, quer sejam tronos, ou domínios, ou principados, ou potestades: todas as coisas foram criadas por ele, e para ele: E ele é antes de todas as coisas, e por ele todas as coisas subsistem. E ele é a cabeça do corpo, a igreja: quem é o princípio, o primogênito dentre os mortos; para que em todas as coisas ele tenha a preeminência. Pois aprouve ao Pai que nele habitasse toda a plenitude; E, tendo feito a paz através do sangue de sua cruz, por ele reconciliar consigo todas as coisas; por ele, eu digo, sejam coisas na terra ou coisas no céu.
(Colossenses 1:12-20) (sublinhados acrescentados)
O apóstolo Paulo novamente deixa claro que Jesus é Deus:
“E, sem dúvida, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.” (1 Timóteo 3:16)
Novamente, por inspiração divina, o Apóstolo Paulo afirma a verdade de que Jesus é Deus, o Filho, aos crentes da igreja de Corinto:
“Agora, então, somos embaixadores de Cristo, como se Deus vos suplicasse por nós: rogamos-vos, no lugar de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Porque ele o fez pecado por nós, aquele que não conheceu pecado; para que nele (Jesus) fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:20, 21) (Sublinhado e explicação acrescentados)
Há mais um versículo que confirma, além de qualquer dúvida razoável, a verdade de que Jesus é Deus; “Cuidai, pois, de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue” (Atos 20:28) (sublinhado acrescentado) . Observe que Deus comprou a “igreja de Deus” com o sangue de Deus, o sangue de Deus, o Filho – Jesus!
Porque Jesus é Deus, e como Ele viveu uma vida sem pecado enquanto esteve na terra, Ele é o único que poderia sacrificar e sacrificou Seu corpo inocente pelos pecados de cada pessoa que já nasceu. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo; mas para que o mundo fosse salvo por ele” (João 3:16, 17). Como as Escrituras estabeleceram quem é o homem Jesus Cristo, e como Ele diz que vocês devem nascer de novo para irem para o Céu, é da MAIOR IMPORTÂNCIA descobrir o que Ele quis dizer quando disse: “...vocês devem nascer de novo” ( João 3:7).
O MAIOR FATOR DE SEPARAÇÃO DE TODAS AS OUTRAS RELIGIÕES E DO CRISTIANISMO BÍBLICO É O FATO DE QUE JESUS É DEUS!
A seguir, observe que Jesus, a imagem do Deus invisível, estava ensinando Seus discípulos a respeito de Sua morte, sepultamento e ressurreição quando Ele fez esta declaração: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que possa ficar com você para sempre; Até mesmo o Espírito da verdade; a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis; porque ele habita convosco e estará em vós” (João 14:16, 17). Quando Deus, o Espírito Santo, habita no coração de alguém, Ele pode facilmente instruir o espírito dessa pessoa nos caminhos da retidão. Mas é claro que cabe a eles escolher viver de acordo com a direção do Espírito Santo.
Nos comentários finais da primeira carta aos Tessalonicenses, o apóstolo Paulo disse: “E o próprio Deus de paz vos santifique em tudo; e rogo a Deus que todo o vosso espírito, alma e corpo sejam preservados irrepreensíveis até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5:23). Assim como o Deus Triúno, uma pessoa também tem três partes – o espírito (listado primeiro devido à sua importância), a alma e o corpo.
A seguir, observe que Jesus, a imagem do Deus invisível, estava ensinando Seus discípulos a respeito de Sua morte, sepultamento e ressurreição quando Ele fez esta declaração: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que possa ficar com você para sempre; Até mesmo o Espírito da verdade; a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis; porque ele habita convosco e estará em vós” (João 14:16, 17). Quando Deus, o Espírito Santo, habita no coração de alguém, Ele pode facilmente instruir o espírito dessa pessoa nos caminhos da retidão. Mas é claro que cabe a eles escolher viver de acordo com a direção do Espírito Santo.
O espírito no homem é a parte que se comunica com Deus em todos os assuntos espirituais; “Deus é Espírito; e é necessário que aqueles que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4:24). Um espírito morto não pode comunicar-se com um Deus vivo! “Mas o homem natural (o incrédulo) não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; nem pode ele conhecê-las, porque se discernem espiritualmente” (1 Coríntios 2:14) (explicação acrescentada entre parênteses ).
Uma vez que uma pessoa ouve o simples plano de salvação de Deus, a oportunidade de convidar Jesus para a sua vida para salvá-la da condenação eterna e dar-lhe um lar eterno no Céu será aceite ou negada. Se a escolha for confiar em Jesus, o seu espírito imediatamente se torna vivo! “O próprio Espírito testifica ao nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8:16). Se negado, as chamas do Inferno os aguardam – acredite ou não. “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também as vossas mentes sejam corrompidas, afastando-se da simplicidade que há em Cristo” (2 Coríntios 11:3). A salvação eterna é simples; Jesus abriu o caminho, e tudo que você precisa fazer é acreditar e receber!
“Jesus disse-lhes: Se Deus fosse vosso Pai, vós me amaríeis; porque eu procedi e vim de Deus; nem eu vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que você não entende minha fala? mesmo porque não podeis ouvir a minha palavra. Vós sois do diabo, vosso pai, e cumprireis os desejos de vosso pai. Ele foi um assassino desde o início e não permaneceu na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele fala uma mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso e pai da mentira.” (João 8:42-44)
Lucas 16:19-31 conta a história de dois homens; um, um mendigo pobre chamado “Lázaro” (nome verdadeiro para uma pessoa real) e o outro conhecido como “certo homem rico”. Lázaro não foi para o Céu porque era um pobre mendigo; ele foi porque havia nascido de novo.
“Havia um certo homem rico, que se vestia de púrpura e de linho fino, e se alimentava suntuosamente todos os dias; e havia um certo mendigo chamado Lázaro, que estava deitado à sua porta, cheio de feridas, e desejando ser alimentado com o migalhas que caíam da mesa do rico; além disso, vieram os cães e lamberam-lhe as feridas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão: também morreu o rico, e foi sepultado (seu corpo físico foi sepultado); E no inferno ele ergueu os olhos, estando em tormentos, (dor) e viu ao longe Abraão (visão), e Lázaro no seu seio. E ele clamou e disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo, e me refresque a língua; pois estou atormentado nesta chama. Mas Abraão disse: (ele ouviu Abraão falar): Filho, lembra-te (memória) de que em tua vida recebeste as tuas coisas boas, e da mesma forma as coisas más de Lázaro: mas agora ele está consolado, e tu estás atormentado. E além de tudo isso, entre nós e você há um grande abismo: de modo que aqueles que passariam daqui para você não podem; nem podem passar para nós, que viriam daí. Então ele disse: Rogo-te, portanto, pai, que o envies à casa de meu pai: Porque tenho cinco irmãos; para que ele possa testemunhar a eles, para que eles também não venham para este lugar de tormento (compaixão pelos perdidos). Disse-lhe Abraão: Eles têm Moisés e os profetas; deixe-os ouvi-los. E ele disse: Não, pai Abraão; mas se alguém dentre os mortos for até eles, eles se arrependerão. E ele lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos. (Lucas 16:19-31) (Sublinhados acrescentados, explicações anotadas entre parênteses)
O relato de Lázaro e do homem rico reconhece a verdade bíblica de um lugar de tormento literal e eterno. O fato de Jesus ter registrado o nome de Lázaro é prova de que este é um evento histórico real e não uma parábola.
O homem rico morreu e eles o enterraram num túmulo.
Enquanto seu cadáver ainda está na sepultura, observe que o homem rico ainda tem visão, audição, memória, uma sensação de dor e demonstra compaixão por sua família perdida.
No momento da sua morte, a sua alma eterna, a parte do homem que contém todas as suas emoções, tais como a sua capacidade de ver, ouvir, pensar, sentir dor e ter compaixão pelos perdidos, ficou imediatamente em tormento.
O versículo 23 afirma claramente que sua memória também era muito aguçada; ele chamou o mendigo pelo nome.
“E vi os mortos, pequenos e grandes, diante de Deus; e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o livro da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E o mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o inferno entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Apocalipse 20:12-15)
Somente aqueles que não receberam o dom gratuito da vida eterna (os mortos espiritualmente) serão julgados pelos seus pecados registrados nos outros livros; “Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras já tem quem o julgue; a palavra que eu falei, essa o julgará no último dia” (João 12:48). Para o cristão nascido de novo, todas as suas más ações foram pagas pelo Sangue de Jesus; “E dos seus pecados e iniquidades não me lembrarei mais” (Hebreus 10:17).
Segundo as Escrituras, eles enterraram o corpo do homem rico e sua alma foi imediatamente para o Inferno. Seu corpo e alma permanecerão separados até o julgamento final. Então, quando chegar o dia do julgamento, sua alma e corpo se reunirão para enfrentar Deus no Julgamento do Grande Trono Branco; “E o mar entregou os mortos que nele havia; (o corpo físico) e a morte e o inferno entregaram os mortos que neles havia: (a alma vivente no Inferno) e foram julgados cada um segundo as suas obras” (Apocalipse 20:13) (explicações acrescentadas entre parênteses). Assim que receber o veredicto, ele começará a cumprir uma sentença eterna em um Inferno literal e ardente; “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte” (Apocalipse 20:14).
A alma do homem é preciosa para o Senhor; “Mas Deus redimirá a minha alma do poder da sepultura, porque ele me receberá. Selá” (Salmos 49:15). Infelizmente, muitas pessoas levaram vidas extremamente perversas; alguns até afirmam ter vendido suas almas ao diabo; isso os fez acreditar que Deus não os perdoaria. A verdade é que a alma não pertence ao indivíduo; pertence a Deus; “Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, assim também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:4).
“Na verdade pensei comigo mesmo que deveria fazer muitas coisas contrárias ao nome de Jesus de Nazaré. O que também fiz em Jerusalém: e muitos dos santos encerrei na prisão, tendo recebido autoridade dos principais sacerdotes; e quando foram mortos, dei a minha voz contra eles.” (Atos 26:9-11)
Não coloque Deus em uma caixa! Não importa o que tenham feito, não há uma pessoa viva que Jesus não perdoasse! Cristo morreu pelos pecadores! Por favor, não acredite na mentira do diabo; você pode se tornar um filho de Deus neste exato momento!
Negar Jesus é escolher a condenação eterna! Portanto, não espere mais um minuto, invoque-O hoje; “(Pois ele diz: Eu te ouvi em um tempo aceitável, e no dia da salvação te socorrei (ajudei): eis que agora é o tempo aceitável; eis que agora é o dia da salvação.)” (2 Coríntios 6:2) (explicação adicionada).
“Estou crucificado com Cristo: contudo vivo; todavia, não eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Não frustro a graça de Deus: pois se a justiça vem pela lei, então Cristo morreu em vão.” (Gálatas 2:20, 21)
Continue lendo para aprender mais sobre o que significa nascer de novo!
Paraíso; “Jesus respondeu e disse-lhe: Em verdade, em verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” (João 3:3). Nicodemos, que não entendia a verdade espiritual de nascer de novo, fez uma pergunta simples; “...Como pode um homem nascer velho? poderá ele entrar segunda vez no ventre de sua mãe e nascer” (João 3:4)?
Devido à natureza espiritual da discussão, Nicodemos não conseguiu compreender o que Jesus estava dizendo. A Bíblia explica por que ele não conseguiu compreender a verdade espiritual da resposta de Jesus; “Mas o homem natural (o incrédulo) não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; nem pode ele conhecê-las, porque se discernem espiritualmente” (1 Coríntios 2:14) (explicação adicionada). A parte espiritual de um homem deve ser vivificada (nascer de novo) para compreender essas verdades.
Após Nicodemos fazer a pergunta, Jesus então lhe explicou os dois nascimentos que devem estar presentes em sua vida para ir para o Céu:
“Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. Aquilo que nasce da carne é carne; e o que nasce do Espírito é espírito. Não te admires de eu te ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.” (João 3:5-7)
O primeiro nascimento é nascer da água. Um neurocientista pediátrico da Universidade Allegheny afirmou que cada indivíduo tem diferentes porcentagens de água em seu corpo. Enquanto a criança está no ventre da mãe, ela se desenvolve em um saco d’água; embora o líquido amniótico não seja apenas água, a água faz parte dos componentes. Quando a bolsa rompe, o bebê nasce – o primeiro nascimento. O segundo nascimento dá vida ao seu espírito, garantindo um lar eterno no Céu.
O pecado causou a morte do nosso espírito; “Portanto, assim como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte; e assim a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12). Lembre-se de que João 4:24 nos diz que “Deus é Espírito...”; conhecer e adorar a Deus deve ser feito espiritualmente. Como pode um espírito morto comunicar-se com o Deus espiritual vivo – não pode! Mas quando você se arrepende e crê no Evangelho (a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus), o seu espírito ganhará vida (o segundo nascimento). Seu espírito vivo restaura sua comunicação com Deus e reserva seu lar no Céu. O Apóstolo Paulo declarou: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo; porque é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê...” (Romanos 1:16).
A Bíblia deixa claro que toda pessoa viva é pecadora; “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”; (Romanos 3:23). Curto é curto, seja um milímetro ou um milhão de milhas! A Bíblia também afirma claramente a penalidade pelo pecado; “Porque o salário do pecado é a morte...” (Romanos 6:23). Portanto, alguém deve pagar o preço pelo seu pecado. Você tem duas opções; aceite o pagamento pelos seus pecados oferecido a você por Jesus ou pague você mesmo por eles nas chamas eternas; “...mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por meio de Jesus Cristo nosso Senhor” (Romanos 6:23).
Deus saiu da eternidade na forma de um homem e sofreu a penalidade do nosso pecado. Ele fez isso para que cada pessoa que crê Nele possa entrar na eternidade à Sua semelhança, Deus encarnado; “Amados, agora somos filhos de Deus e ainda não é manifesto o que seremos; mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como ele é o veremos” (1 João 3:2). Jesus estava disposto a morrer e ir para o Inferno por você, em vez de passar a eternidade no Céu sem você.
O cristão nascido de novo não tem o direito de se gabar de sua salvação; não é pelas suas boas obras; é por causa da bondade de Deus! Ele fez o trabalho e os cristãos nascidos de novo recebem a recompensa! Dê a Ele a Glória! Esta verdade é a diferença entre todas as outras religiões e os cristãos nascidos de novo.
“Pois nós também éramos às vezes insensatos, desobedientes, enganados, servindo a diversas concupiscências e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Mas depois disso apareceu a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, para com o homem. Não pelas obras de justiça que praticamos, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou, pelo lavar da regeneração e da renovação do Espírito Santo; Que ele derramou sobre nós abundantemente por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador;” (Tito 3:3-6)
“There is one glory of the sun, and another glory of the moon, and another glory of the stars: for one star differeth from another star in glory. So also is the resurrection of the dead. It is sown in corruption; it is raised in incorruption: It is sown in dishonour; it is raised in glory: it is sown in weakness; it is raised in power: It is sown a natural body; it is raised a spiritual body. There is a natural body, and there is a spiritual body. And so it is written, The first man Adam was made a living soul; the last Adam was made a quickening spirit. Howbeit that was not first which is spiritual, but that which is natural; and afterward that which is spiritual. The first man is of the earth, earthy: the second man is the Lord from heaven. As is the earthy, such are they also that are earthy: and as is the heavenly, such are they also that are heavenly. And as we have borne the image of the earthy, we shall also bear the image of the heavenly. ” (1 Corinthians 15:41-49) (Underlines added)
Pois com o coração se crê para a justiça; e com a boca se faz confissão para a salvação” (Romanos 10:9, 10). No exato momento em que uma pessoa se arrepende (volta-se para Deus saindo da incredulidade), uma nova criatura espiritual nasce; “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas velhas já passaram; eis que todas as coisas se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17).
Esta transformação é realizada por “...arrependimento para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo” (Atos 20:21). “O arrependimento é uma descoberta do mal do pecado, um luto por tê-lo cometido, uma resolução de abandoná-lo. É, na verdade, uma mudança de mentalidade de caráter muito profundo e prático, que faz o homem amar o que antes odiava e odiar o que antes amava.”
Quando o pecador pede que Cristo entre em sua vida para ser seu Salvador, o Espírito Santo sopra vida em seu espírito morto. Assim como o sopro de Deus deu vida à alma de Adão, Seu sopro dá vida ao espírito. Agora eles têm o segundo nascimento, que torna possível a comunicação com Deus: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8:16). Como o farfalhar das folhas na brisa, a vida transformada do pecador é evidência de seu nascimento espiritual. O plano eterno de Deus para a salvação do homem é uma dádiva Dele. Portanto, é essencial primeiro crer no Evangelho: o nascimento virginal de Jesus (Deus encarnado), a Sua vida sem pecado na terra, a Sua morte na cruz e, o mais importante, a Sua
ressurreição. A Escritura também diz: “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação...” (2 Coríntios 7:10). Se você está disposto a se arrepender, o que resulta em abandonar o pecado, e você percebe que somente Jesus pode ajudá-lo a conseguir isso, então invoque-O hoje para ser seu Salvador: “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvos” (Romanos 10:13). Invocar a Deus é falar com Ele em oração, pedir que Ele perdoe seu pecado e recebê-Lo em seu coração para ajudá-lo a viver uma vida agradável a Ele. A oração abaixo é um modelo de oração – você preenche os espaços em branco ao falar diretamente com Ele.
Ore: Querido Senhor Deus, eu sei que sou um pecador condenado ao Inferno. Lamento ter pecado contra você. Acredito que Jesus, Deus Filho, morreu na cruz e ressuscitou por mim. Por favor, perdoe-me pelo meu pecado, entre no meu coração e ajude-me a viver uma vida que lhe agrade. Eu te aceito como meu Senhor e Salvador pessoal. Obrigado por escrever meu nome no Livro da Vida. Em nome de Jesus, eu oro, Amém.
Se suas boas obras pudessem salvá-lo, você poderia se perder novamente por causa de suas más ações. Mas se você nasceu de novo pela graça de Deus, sua salvação estará eternamente garantida pela misericórdia de Deus. “Não pelas obras de justiça que praticamos, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou, pela lavagem da regeneração e renovação do Espírito Santo”; (Tito 3:5).
No momento em que uma pessoa nasce fisicamente, ela não tem nenhum registro de passado; quando essa mesma pessoa nasce de novo, o nascimento espiritual, a história do seu passado pecaminoso desaparece completamente aos olhos de Deus. Abaixo estão algumas passagens bíblicas que farão você se alegrar:
“Do que também o Espírito Santo nos dá testemunho: porque depois de ter dito antes: Este é o convênio que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei minhas leis em seus corações e em seus mentes irei escrevê-las; E dos seus pecados e iniquidades não me lembrarei mais.” (Hebreus 10:15-17)
“Quanto mais longe o Oriente está do Ocidente, tanto ele removeu de nós as nossas transgressões.” (Salmo 103:12)
“Ele se voltará novamente, terá compaixão de nós; ele subjugará as nossas iniqüidades; e lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.” (Miquéias 7:19)
Se você pediu ao Senhor para ser seu Salvador hoje, entre em contato conosco com as informações fornecidas no verso da capa. Nós nos regozijamos com sua decisão e ficaríamos felizes em ajudar a guiá-lo em sua nova caminhada com Deus. Bem-vindo à família de Deus! Deus o abençoe!